Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    No STF, relator vota pela manutenção da Lei da Anistia

    Relator da ação que contesta no STF (Supremo Tribunal Federal) a abrangência da Lei da Anistia aos torturadores do regime militar, o ministro Eros Grau, recomendou o arquivamento da matéria no julgamento desta quarta-feira (28). Depois de mais de cinco horas, o julgamento foi paralisado pelo presidente do STF, ministro Cezar Peluso, e será retomado hoje (29).

    Na avaliação dele, a ação proposta pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) fere acordo histórico que permeou a luta por uma 'anistia ampla, geral e irrestrita' e que o Judiciário não teria autorização para reescrever a história da Lei da Anistia. Da forma como foi proposta pela OAB, a matéria 'reduziria a nada' a luta pela anistia travada ao final do período ditatorial, disse em seu voto.

    'Reduzir a nada essa luta, as passeatas duramente reprimidas pela polícia e os comícios é tripudiar os que com desassombro e coragem lutaram pela anistia na hora certa. Sem ela, não teria sido aberta a porta do colégio eleitoral para eleição do doutor Tancredo [Neves]', argumentou Eros Grau. 'A anistia é para ser concedida a pessoas indeterminadas e não a determinadas pessoas', complementou.

    O relator apresentou um parecer de 76 páginas em uma sessão que durou quase cinco horas no STF. Eros Grau terminou a leitura do voto com a mensagem: 'É necessário não esquecermos para que as coisas não voltem a acontecer como foram no passado.'

    A ação foi apresentada pela OAB, que questiona o perdão para crimes comuns praticados por agentes do governo durante a ditadura militar, como assassinatos, estupros, sequestros e torturas, entre outros delitos praticados. Acompanharam a decisão do STF também o diretor de direitos humanos e cidadania da AMATRA 8, Rodrigo Clazer, a diretora para juízes fora de sede da entidade, Suzanna Affonso e o associado Ney Maranhão.

    A lei completou 30 anos em agosto de 2009 e é a primeira questão polêmica a ser julgada no plenário da Suprema Corte depois da posse do novo presidente, ministro Cezar Peluso, que substituiu Gilmar Mendes na última sexta-feira (23). Mendes deixou o comando do STF, mas continua no quadro de ministros da Corte.

    A favor - Antes de Eros Grau apresentar seu parecer, entidades favoráveis e contrárias à ação apresentaram seus argumentos da tribuna do STF. Falando em nome da Ordem dos Advogados, o jurista Fábio Konder Comparato argumentou que a norma, da forma como foi aprovada há 30 anos, deixou sem punição autores de 'crimes de incomum violência' e lembrou que a matéria foi aprovada por um 'parlamento submisso'.

    'É lícito e honesto que governantes e seus comandados que tenham cometido crimes de profunda violência sejam perdoados por uma lei votada por um Congresso submisso?', questionou Comparato.

    Contra - Já a AGU (Advocacia-Geral da União) procurou derrubar os argumentos favoráveis à ação da OAB. O advogado-geral da União, Luis Inácio Adams, sustentou que a Lei da Anistia foi um 'ato de clemência'.

    'Reconhecer a constitucionalidade da Lei de Anistia é diferente de compactuar com o cometimento de tais crimes. Anistia é ato político de clemência', justificou o advogado-geral da União.

    com informações do portal de notícias do G1

    • Publicações185
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/no-stf-relator-vota-pela-manutencao-da-lei-da-anistia/2169332

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)